estilo

10 dicas de como se vestir bem

Eu ando em uma espécie de guerra com o meu guarda roupa. E você? Roupas que eu comprei e depois me arrependi ou que não combinam mais comigo.

Depois que adquiri mais conhecimentos sobre imagem, estilo pessoal e a influência das cores na aparência, baixou a Marie Kondo em mim e tenho sido a louca do closet cleaning. Para quem não sabe, resumidamente é o ato de dar uma geral no armário e tirar tudo que não se quer usar mais. Resolvi que era hora de botar a mão na massa e construir uma nova imagem, de uma forma consciente e condizente com o que sou hoje, afinal, a gente vive em constante mudança, de idade, corpo e mente.

E nessa jornada de reconstrução do meu guarda-roupa, divido aqui as descobertas do caminho, 10 dicas para se vestir bem:

10-dicas-de-como-se-vestir-bem-consultoria-imagem-estilo-00

 

 

1.Tenha um espelho de corpo inteiro

Parece óbvio mas euzinha mesmo não tinha. “Nossa, mas como, uma profissional da moda…”. Pois é, nessas de me mudar de casa toda hora – só para você ter uma ideia, foram 5 em 10 anos – eu não comprava, na esperança de um dia ter um grandão de porta de armário, tipo closet dos sonhos. Caí na real e hoje eu tenho um de chão, da Tok Stok, que faz a belíssima função.

 

2.Conheça o seu corpo

Alta? Baixa? Analise cada parte do seu corpo, individualmente e comparativamente. Por exemplo, se o seu ombro é estreito ou não, se comparado com o seu quadril. Pescoço longo ou curto, busto pequeno ou grande, e por aí vai. Uma consciência maior sobre o nosso corpo facilita a identificação dos pontos fortes e fracos para começar a jogar o jogo de realçar (os pontos fortes) versus esconder (os pontos fracos). Eu sou retangular, ou seja, um ponto que posso acentuar na minha silhueta é a cintura.

10-dicas-como-se-vestir-bem-consultoria-imagem-estilo-02

3.Decifre o seu estilo

Na consultoria de estilo a gente aprende que existem 7 estilos universais: natural esportivo, elegante, clássico, sexy, romântico, urbano e criativo. Dificilmente seremos apenas um, e sim uma mistura de dois ou três estilos. Falarei mais sobre eles em outro post, mas veja abaixo algumas fotos de cada um.

10-dicas-como-vestir-consultoria-imagem-estilos-universais-03

natural esportivo (Richards), elegante (Cris Barros) e clássico (Cori)

 

10-dicas-como-vestir-consultoria-imagem-estilos-universais-04

sexy (Animale), romântico (Maria Filó), urbano (Gloria Coelho) e criativo (Fernanda Yamamoto)

 

4.Tenha uma musa inspiradora

Ter uma musa inspiradora é interessante para quem não tem a mínima ideia de por onde começar. Eu sugiro escolher alguém com a mesma idade, tipo de corpo que o seu e com o modo de vestir que lhe agrada. É uma forma de treinar olhar e descobrir o seu próprio estilo. Como disse o estilista e criador Yohji Yamamoto “comece copiando o que você ama. Copie, copie, copie, copie. Ao final da cópia, você encontrará a si mesmo”.

10-dicas-como-vestir-bem-consultoria-estilo-celebridades-05

Olivia Palermo, Gwyneth Paltrow e Michelle Obama

 

5.Qualidade X Quantidade

Um guarda-roupa abarrotado de peças, que nem dá para ver direito o que se tem dentro – e a gente usa o que a gente vê – ou um guarda roupa funcional, com poucos artigos mas de qualidade e atemporais, mas que sabemos que vão durar mais tempo? Tire um fim de semana – música e vinho acompanhando – para rever o que você já tem e pensar em novas coordenações. Ao comprar um item novo, lembre-se que ele deve combinar com mais outras duas peças. Dê preferência para os tecidos nobres, como o algodão, linho e seda – veja a composição na etiqueta. Poliéster, use com moderação.

 

6.Caimento

Sem pressa ao se olhar no espelho. “Não economize tempo no provador”, conselho de Michael Kors. A peça ficou boa? Observe como a blusa ou calça veste em você. Justa demais? Marca as gordurinhas localizadas? E a modelagem? Nada de comprar ou usar aquele blazer, de tamanho maior, que lembra o Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo, hein?

 

7.A peça nobre

Aqui eu chamo de nobre uma peça de tecido plano. Por exemplo, vai de calça jeans? Que tal uma camisa no lugar da camiseta de malha? Ou camiseta básica com saia de alfaiataria. Adoro me sentir confortável, mas podemos deixar o look malha total para os momentos de lazer.

10-dicas-como-vestir-bem-consultoria-imagem-estilo-06

 

8.Invista nos acessórios

Confesso que sou aprendiz neste quesito. Deve ser trauma de infância. Quando criança, minha orelha ficou vermelha e inchada como um pimentão. Alergia. Cresci longe das bijuterias. E das jóias também $$$$. Mas para quem está investindo em um armário compacto e com peças coordenáveis, os colares, brincos e pulseiras são de extrema importância para dar um charme na produção. Não esquecendo da bolsa e sapatos. Olha as camisetas básicas com os colares, relógios e pulseiras, que diferença no look!

10-dicas-como-vestir-bem-consultoria-imagem-estilo-07

 

9.Atenção aos detalhes

A correria do dia a dia faz com que a gente viva no piloto automático, deixando os detalhes passarem despercebidos. Camisa para dentro ou fora da calça? Roupa desbotada ou furada, merece ficar de fora do armário. E as barras das calças? A gente sai da loja com uma calça que nunca tem o comprimento certo para o nosso corpo. Arrumar um tempinho para levá-la ao conserto é sempre um item que fica em último da lista. Fica aqui o desafio.

 

10.Fotografe o seu look

Clique as suas produções, assim fica mais fácil ter uma noção do que te deixa bonita. As celebridades sabem pois já estão acostumadas com isso.

 

A ideia foi sair do piloto automático e botar a cabeça para pensar. Praticar o exercício do vestir com mais consciência e clareza. De “modo despretensioso”off para “modo sei o que estou fazendo”on. É isso, espero que você tenha gostado!

 

 

 

 

crédito fotos: alittleleopard.com, fashionmilind.blogspot.com, Pinterest

Post Anterior Post Posterior

Você poderá gostar de

38 Comentários

  • Reply Vanessa Braga 11 de abril de 2017 at 00:12

    Amei as dicas, pude perceber o quanto me visto mal!!
    Obrigada por investir o seu tempo ajudando quem precisa melhorar a autoimagem..

    • Reply Denise 26 de abril de 2017 at 15:47

      Fico feliz que você gostou! Bom saber que ajudei de alguma forma! Beijos mil!

  • Reply Tereza Vitorino 6 de maio de 2018 at 08:37

    Adorei! Vc é top!! tem Instagram?

    • Reply Denise 11 de julho de 2018 at 18:13

      Oi Tereza, obrigada pelo comentário! Desculpa a demora da resposta, é que eu instalei um anti spam (muitas mensagens de robôs na minha caixa) e os comentários de pessoas reais foram parar em um lugar que eu fui descobrir somente agora! Jurássica digital é assim :), mas tô aprendendo! Ah, tenho instagram sim, é @demaisestilo. Beijo!

  • Reply Débora Oliveira 6 de maio de 2018 at 21:11

    Amei as dicas, estou num momento de transição e querendo aprender mais sobre o assunto!

    • Reply Denise 11 de julho de 2018 at 18:19

      Olá Débora, fico feliz que você gostou das dicas. Continue acompanhando o blog, tento manter a frequência quinzenal de posts, com conteúdo útil para ajudar as pessoas que querem saber mais sobre cores, estilo e serem mais felizes com o próprio armário!

  • Reply Geovania 8 de maio de 2018 at 20:48

    Amei…vou investir nas dicas

    • Reply Denise 11 de julho de 2018 at 18:30

      Oi Geovania, obrigada pelo seu comentário!Espero que as dicas dêem resultados! A grande preocupação ao escrever este post foi não ditar regras – use isto, use aquilo – pois cada pessoa tem o seu estilo de ser e vestir. Esse jeito, muitas vezes, só precisa ser aprimorado. Beijo!

  • Reply Denise Martins 8 de maio de 2018 at 23:25

    Boa noite, preciso de dicas para usar vestido e saia com meias de alta compressão. Att. Denise Martins.

    • Reply Denise 11 de julho de 2018 at 18:39

      Olá Denise, minha xará, boa noite! Pedido anotado! Eu nunca tinha pensado sobre este assunto. Qual é a maior dificuldade? São poucas as opções de cores disponíveis deste tipo de meia, o que dificulta a montagem de combinação com vestido e saia? Tô aqui, tentando desvendar! Quando puder, me passe mais informações! Beijo!

  • Reply Carla Amorim 9 de maio de 2018 at 12:40

    Top das galáxias esse post, Denise. Descobri o que gosto e baseado nisso consigo ter noção do que abrir mão e no que investir. Obrigada 😍

    • Reply Denise 11 de julho de 2018 at 18:47

      Oi Carla! Fico muito feliz em saber que você gostou, e que eu consegui te ajudar de alguma forma. Hoje eu acabei de postar um teste para ajudar as pessoas a descobrirem o seu estilo. Saber ajuda muito na hora de comprar – ou não – uma peça de roupa ou acessório! Ah, e fiquei curiosa em saber qual dica que mais te ajudou! Beijo!

      • Reply Rute 20 de novembro de 2018 at 05:11

        Olá bom dia. Onde posso fazer esse teste para saber que estilo sou?! Gostei das dicas. Mas ainda não sei bem para onde começar. Ainda nem consegui perceber que corpo tenho. Sou baixa (demais) e Magrinha (demais ) as vezes é complicado saber o que fica bem ou não,… mas as suas dicas motivaram me a querer vestir me melhor,… obrigada.

        • Reply Denise 27 de dezembro de 2018 at 16:03

          Oi Rute!Eu fiz um post com o teste de estilo que algumas consultoras de imagem usam com seus clientes, você deve visto, não é? Fico feliz e honrada em saber que as minhas dicas motivaram você! Um grande beijo!

  • Reply KATIA 25 de maio de 2018 at 10:08

    Muito legal suas dicas AMEI!

    • Reply Denise 13 de julho de 2018 at 18:46

      Oi Katia, obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado! Grande beijo!

  • Reply Luciane Pereira 21 de julho de 2018 at 07:59

    Amei suas dicas Denise! Estou investindo em minha imagem e tudo isso será de grande valia pra mim! Estou em fase de transição de profissão e tem tudo a ver seguir dicas tão preciosas, colocarei em prática a partir de hoje!
    Grande abraço e obrigada 🙋🏼

    • Reply Denise 5 de agosto de 2018 at 18:08

      Querida, obrigada pela mensagem, pelo elogio! Fico feliz que minhas dicas ajudaram você nesta nova fase! Grande beijo!

  • Reply Jady 6 de agosto de 2018 at 17:55

    Ótimas dicas!
    Posso tirar uma dúvida?
    Amo brincos e colares. Agora estou numa fase mais minimalista rs
    Mas ainda curto um colarzão pra dar aquele up no look. Meu problema, são os colares mais longos, pois tenho seios grandes e tenho a sensação de que não ficam tão elegantes e/ou descolados.
    Alguma dica?

    • Reply Denise 21 de agosto de 2018 at 08:47

      Oi Jady, tudo bem com você? Obrigada pelo elogio! Olha que bacana, você já percebeu que colares mais longos não ficam bem em você. Que tal apostar em um mais próximo ao pescoço? Para descobrir o tipo de colar para cada decote – sim, existe isso – busque inspiração no Pinterest! Pela minha pouca experiência com colares: o comprimento vai sim influenciar no visual – tem uns compridos que o pingente vai parar na minha barriga, quase batendo na fivela do cinto! Sou baixinha e não fica nada bom! Lembre-se que o colar atrai o olhar de quem vê. Espero ter ajudado um pouquinho, beijos!

  • Reply Claudia benicio 25 de setembro de 2018 at 06:44

    Que ótimo post, eu mesmo estou sempre em busca de me vestir melhor sem perder meu estilo, estou eternamente grata por compartilhar com a gente o seu aprendizado são dicas valiosas eu com certeza colocarei em prática obrigada bjos .
    Ps: vou te seguir no insta bjoooo.

    • Reply Denise 27 de setembro de 2018 at 18:02

      Oi Claudia, que felicidade ler mensagens como a sua! Muito obrigada, grande beijo!

  • Reply Kely 4 de outubro de 2018 at 23:48

    Eu TB estou nessa fase, na verdade me mudei e junto com o que aprendi na consultoria terminei tirando umas 80 peças do guarda roupa, mas estou achando a experiência muito boa, pois poucas roupas deixam a gente mais criativa ao se vestir

    • Reply Denise 26 de outubro de 2018 at 10:30

      Que bacana saber disso, Kely! Um beijo!

  • Reply Diná 8 de outubro de 2018 at 09:41

    O meu problema é que não tenho bumbum, daí colocar a blusa pra dentro da calça fica terrível! No mais serviu muito as dicas.

    • Reply Denise 26 de outubro de 2018 at 10:40

      Eu também não tenho bumbum! Se você acha que fica terrível a blusa para dentro, tudo bem! Não há regras, ou há, a mais importante, se sentir bem! Só preste atenção no comprimento da blusa, para visualmente não alongar muito o seu tronco, em comparação com as pernas. E o que acha das calças um pouco mais soltas no quadril, com bolsos traseiros? Já tentou? O ideal para a gente é a saia, mas quem diz que a casual esportiva e prática aqui – eu – vai querer? Obrigada pelo comentário, um beijo!

  • Reply Jeane 21 de outubro de 2018 at 10:10

    Amei as dicas parabéns!

    • Reply Denise 26 de outubro de 2018 at 10:41

      Obrigada Jeane, um beijo grande!

  • Reply Déa 10 de dezembro de 2018 at 16:54

    Amei suas dicas, vou colocar em prática pra ser linda assim como vc é, sucesso sempre!!!

    • Reply Denise 27 de dezembro de 2018 at 16:06

      hahaha Déa, você a primeira leitora que diz que sou linda, adorei, fiquei mega feliz, obrigada pelo elogio! Que honra receber um comentário seu, obrigada por me desejar sucesso! Grande beijo!

  • Reply Luana 17 de dezembro de 2018 at 08:21

    Parabéns pelo site!! Encontrei dicas maravilhosas aqui! Com certeza vou ficar atenta às novas postagens.

    • Reply Denise 27 de dezembro de 2018 at 16:10

      Oi Luana! Muito obrigada pelas lindas palavras de incentivo! Uma honra ter você por aqui! Um grande beijo!

  • Reply Katya Meira 1 de janeiro de 2019 at 20:53

    Denise, você simplesmente arrasou! Atualmente, eu me perco também na confusão do “menos é mais”! Doei td o quê usava (quando pesava 54kg e magra) e o quê restou? Saudades! rs Chegando no final da casa dos 30 para os 40 anos a sobriedade fala beeem mais alto. Obrigada pelas dicas sensatas e originais que compartilhou com a gente! Sou dessas que “amigo não paga mico por falta de amigo” …rs Sou sua mais nova seguidora no 1, 2 e… Bjs

    • Reply Denise 26 de abril de 2019 at 09:09

      Katya, adorei o seu comentário, deu para sentir a sua vibe alto astral nele! Muito obrigada por curtir e comentar! Andei sumida do blog, por questões pessoais, estou mais presente no insta, se você tiver conta, me siga por lá! É @demaisestilo. Grande beijo!

  • Reply Giovanna L. 9 de janeiro de 2019 at 19:23

    Adorei o post, muito informativo! Adoraria também ler, futuramente, sobre roupas que favorecem cada tipo de corpo. O meu é retangular e sinto muita dificuldade na hora de me vestir, adoraria dicas de looks e caimentos! Beijos, adoro seu trabalho!

    • Reply Denise 13 de abril de 2019 at 15:42

      Oi Giovanna, obrigada por deixar aqui o seu comentário. Fiquei muito feliz em saber que você adora o meu trabalho, que honra! Eu precisei pausar o blog para me dedicar mais aos cuidados de minha mãe mas pretendo continuar compartilhando conteúdo, inclusive o que você me pediu, dicas para cada tipo de corpo. Um beijo!

  • Reply Vanessa de Moraes Buchner 25 de março de 2019 at 16:26

    Oi, Adorei, muito bom!!! Dicas fantásticas, super interessante, consegui ler até o final!! Coisa que em sempre acontece com os demais blogs! Estou ansiosa com as próximas postagens. Parabéns!

    • Reply Denise 26 de abril de 2019 at 08:59

      Oi Vanessa, que honra receber seu comentário e saber que conseguiu ler o meu post até o final! Andei sumida para dedicar mais tempo aos cuidados de minha mãe, mas “I will be back!”. No insta eu estou mais presente, se não me segue, siga, é @demaisestilo. Beijo grande!

    Deixe um comentário