autoconhecimento

Os 3 elementos essenciais de uma carreira gratificante

os-3-tres-elementos-essenciais-de-uma-carreira-gratificante-trabalho-proposito-feliz-00

No livro “como encontrar o trabalho da sua vida” da coleção The School of Life que eu adoro, o autor Roman Krznaric escreve sobre vários assuntos relacionados ao trabalho e tenta nos ajudar a seguir um rumo nesse labirinto de opções, superar o medo da mudança e encontrar uma carreira que nos fará sentir realizado.

Ele cita os 3 elementos essenciais de uma carreira gratificante: sentido, fluxo e liberdade.

Nenhum deles é fácil de obter e buscá-los pode gerar uma certa angústia mas mesmo assim considero importante conhecê-los:

 

os-3-elementos-de-uma-carreira-gratificante

  1. Sentido

No livro o autor cita os cinco aspectos diferentes do que pode tornar um trabalho significativo: ganhar dinheiro, alcançar status, fazer diferença, seguir nossas paixões e usar nossos talentos.

 

Ganhar dinheiro

Escolher uma carreira por causa dos benefícios financeiros é a motivação mais antiga e mais forte no mundo do trabalho.

Então isso significa que devemos colocar nossas esperanças de realização profissional em altos salários e gratificações? Para Roman a resposta é não. Pois a partir do momento em que a renda é suficiente para cobrir as necessidades básicas, novos aumentos acrescentam pouco, ao nível de satisfação. À medida que enriquecemos e acumulamos mais posses materiais, nossas expectativas aumentam, por isso trabalhamos ainda mais para ganhar mais dinheiro a fim de comprar mais bens de consumo e bem-estar, mas em seguida nossas expectativas aumentam de novo, e o processo não tem fim.

Poucas pessoas tendem a ignorar o dinheiro completamente ao tomar uma decisão profissional: todos nós temos dívidas, contas para pagar e família para sustentar. A verdadeira questão é o peso que devemos atribuir a ele.

 

Status

Além do dinheiro, a outra recompensa que as pessoas normalmente procuram é o status social.

Ele vem em duas variantes. Uma delas é o status de ter um trabalho de prestígio que seja admirado e reverenciado pelos outros, como o de diplomata, produtor de televisão, cirurgião ou atleta profissional.

A segunda variante é o status baseado em nossa posição em relação aos outros. Um famoso estudo de economia comportamental demonstrou que, se pudermos escolher entre ganhar 10 mil reais por mês quando todo mundo ganha 5 mil reais, ou 20 mil reais enquanto todo mundo ganha 40 mil reais, a maioria das pessoas escolheria a primeira opção, ou seja, ganhar 5 mil ou invés de 20 mil, desde que essa renda seja maior se comparado com a dos outros.

Embora a maior parte das pessoas deseje experimentar uma certa dose de status pessoal, o sentimento de que somos respeitados pelos outros por aquilo que fazemos pela forma como fazemos é uma das chaves para alcançar uma carreira gratificante.

 

Fazer diferença

Querer fazer a diferença é querer fazer uma contribuição positiva para as pessoas e o planeta e colocar os seus valores em prática. É um desejo cada vez mais comum, mesmo em nossa era de individualismo desenfreado. Querer ser capaz de, na velhice, olhar para trás e sentir que deixou uma marca.

 

Paixões e Talentos

Existe a opção de se concentrar em suas paixões e talentos. Faça aquilo que gosta e aquilo em que você é realmente bom.

Um mestre na arte de viver não faz uma distinção nítida entre trabalho e diversão; trabalho e lazer; mente e corpo; instrução e recreação. Ele dificilmente sabe qual é qual. Simplesmente segue sua visão de excelência em tudo o que está fazendo e deixa os outros determinarem se ele está trabalhando ou se divertindo. Para si mesmo, ele sempre parece estar fazendo as duas coisas. François-René de Chateaubriand

 

  1. Fluxo

O fluxo tem o potencial de proporcionar um sentimento diário de satisfação. Mas o que seria fluxo?

Uma experiência de fluxo é aquela em que estamos completa e inconscientemente concentrados no que quer que estejamos fazendo. Tão envolvidos numa atividade que nada mais parece importar.

 

0s-3-elementos-essenciais-de-uma-carreira-gratificante

  1. Liberdade

Se você já se sentiu sobrecarregado pelo trabalho e ansiou por mais liberdade e independência para viver a própria vida, do jeito que quiser, pode ser válido considerar uma pergunta: como atender ao desejo por maior liberdade?

A maioria das pessoas deseja algum tipo de estabilidade no trabalho, especialmente em épocas de incerteza econômica: precisamos de uma renda regular para pagar o financiamento da casa ou as pesadas mensalidades escolares, para sustentar os filhos e assegurar uma pensão para a velhice.

Embora a segurança esteja na base de nossas necessidades, os seres humanos são igualmente motivados pela busca da liberdade individual. O desejo se ser o próprio patrão é de fato, muito comum.

A realidade da liberdade com o auto emprego pode exigir bastante trabalho e há quem se sinta livre trabalhando numa grande organização, especialmente aqueles que podem escolher suas tarefas e metas diárias e contam com o benefício do horário flexível.

O fato é que, após sentir o gosto da liberdade, é quase impossível voltar atrás.

 

 

Trechos do livro “como encontrar o trabalho da sua vida”, de Roman Krznaric

 

#amoler #autoconhecimento #sentido #propósito #trabalho

Post Anterior Post Posterior

Você poderá gostar de

Sem comentários

Deixe um comentário