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10 passos para atingir suas metas

Todo começo de ano é a mesma coisa, estabelecemos metas que não serão cumpridas, não é mesmo? Como a verdade dói! Já estou aqui, me autoflagelando.

Mas não precisa ser assim! Paula Abreu, uma coach de Alta Performance que eu adoro e sempre estará nas minhas citações aqui no blog, disponibiliza muito conteúdo na internet e na primeira semana de fevereiro ela ofereceu um curso gratuito, ao vivo. Neste curso ela falou sobre os 10 passos para atingir suas metas. São elas:

 

1.Escreva a meta como se já tivesse conseguido

 

Como por exemplo “eu encontrei o trabalho que eu amo fazer” ao invés de “vou encontrar”. Eu já fiz isso na época da faculdade, em mil e novecentos e bolinha, quando participei de um concurso de criação de um colete, patrocinado por uma marca de whisky. Eu tinha lido um livro chamado “Anjos Mensageiros da Luz” que falava sobre atrair boas energias, tipo um livro mãe de “O Segredo” ou “A Lei da Atração”.

Grudei no meu espelho um papel com o escrito “eu ganhei” – me senti um pouco ridícula em fazer isso, com vergonha da minha família ou alguma visita ver e pensar “tá louca”?. Mas eu também estava muito orgulhosa e confiante que tinha feito um bom trabalho. E não é que eu ganhei o prêmio de 1º lugar?

 

2. Ser grato porque já conseguiu

 

Tenha um caderno de gratidão e escreva nele as coisas pelas quais você é grato, mesmo aquelas que ainda não aconteceram – mas vai acontecer – oremos!. Se está difícil ser grato por alguma coisa agora, pode começar com um “eu sou grato pelo ar que eu respiro”. Pode parecer bobo, mas quando se começa a escrever, iniciando pelas coisas mais simples, o sentimento de gratidão vai surgindo junto com a lembrança de outros momentos que você se sentiu extremamente grato e tinha esquecido.

Algumas frases do meu caderno são:

  • Agradeço pelo ar que eu respiro, posso caminhar, abraçar as pessoas que eu amo
  • Agradeço por ter saúde física e mental
  • Agradeço por meu marido e minha filha terem saúde física e mental

E todo ano escrevo os mesmo agradecimentos e incluo outros.

meu caderno de gratidão, com frases de 2016

 

3.Crie micro metas

 

Você pega uma meta grandiosa, que você sabe que vai levar mais tempo para concretizar e divide-a em micro pedacinhos.

A Paula dá o exemplo: correr dez quilômetros. Para quem nunca correu é uma meta e tanto! Quebre essa meta, correr um quilômetro na primeira semana, e por aí vai.

Uma coisa que ela falou que eu adorei: nos primeiros dias se comprometa em apenas chegar na pista de corrida, nem que seja para andar apenas alguns minutos. Criação do hábito.

 

4.Repetição e consistência

 

Repetição e consistência para fortalecer os novos hábitos. E esse novo hábito pode ser o de ler todos os dias as suas metas. E a Paula diz “fazer afirmações positivas, ler as metas com emoção, na frente do espelho.

Escolha uma música que represente as suas metas e escute-a”. Por quê a música? Porque ela ativa o lado direito do cérebro, que controla as emoções. A música que a Paula escuta é “Simply The Best” da Tina Turner.

Eu amei esta dica! Pois são pequenos detalhes que fazem a diferença. Vou adotar e já estou pensando quais músicas vou escolher para conectar com as minhas metas e elevar a minha vibe todos os dias! Qual é a sua música/playlist preferida para começar o dia com o pé direito?

 

 

5.Encontre modelos

 

Ou como eu tenho ouvido muito por aí e concordo plenamente, tenha mentores. Encontre histórias, pessoas que já cumpriram as metas que você quer conseguir. Leia os livros dessa pessoa, a biografia, ou mande um e-mail para ela!.

Nem preciso dizer que a própria Paula Abreu é uma mentora para mim! Através dela descobri vários autores interessantes, conheci o conceito de escassez e abundância e uma nova forma de pensar – mudar o mindset não é fácil, mas é possível. Seja uma eterna aprendiz!

 

6.Descubra o seu porquê

 

“Faça a pergunta: por que esta meta é importante para você? Relembre esse porquê todos os dias” Paula orienta.

A minha lista de metas tinha apenas “O QUE” e “COMO”. Mas realmente tem se falado muito da importância do porquê.

Geronimo Theml, outro coach que eu sigo, também falou sobre definir um porquê poderoso, com apelo emocional. Como exemplo, ele citou uma cliente que a meta dela era emagrecer. Para esta cliente, emagrecer para ter uma vida saudável não era um motivo poderoso o suficiente para fazê-la entrar em ação. Mas emagrecer para ficar mais atraente para o marido, sim.

minha lista de 2016, com anotações feitas a mão para alteração na lista de 2017. Falta incluir o PORQUÊ!

 

7.Tenha um plano B

 

Quando a Paula fala sobre ter um plano B, ela sugere prever os acontecimentos que possam te tirar da direção das suas metas e se preparar para isso, tendo um plano B.

Vai para o curso de carona com o seu amigo e ele ficou doente? Não acione o “quer saber” como diz a coach. Neste caso o quer saber poderia ser: “quer saber, nem vou para a aula!”. Acione o seu plano B!

 

8.Não deixe o tropeço virar uma queda

 

Esse item nem precisa de explicação, não é? Tropeços fazem parte da vida. O lance é não desanimar, desistir. É preciso seguir em frente. Para o alto, e avante!

 

9.Tenha um parceiro que te cobre

 

Pode ser um coach, amigo ou alguém da sua família. Uma ideia que eu tive foi a de criar um grupo no Facebook e incluir as pessoas que participaram do curso gratuito da Paula. São pessoas que já possuem um interesse em comum, e o intuito é, juntos, dar os primeiros passos rumo aos nossos objetivos!

 

10.Celebre o seu sucesso

 

Celebre cada micro meta atingida! Comemore!

 

11.Dica bônus, tenha um Visual Board

 

No curso foi falado sobre a importância de visualizar as metas e a sugestão de criar um Visual Board. O Visual Board nada mais é do que aquele seu quadro de cortiça de quando você era adolescente e o que hoje é a rede Pinterest.

Uma das primeiras vezes que ouvi falar desta prática foi no livro “O segredo”. No livro, a autora Rhonda Byrne diz “Quando você sente uma imagem em sua mente, você está se colocando em um estado de acreditar que já a possui agora. Também está depositando confiança e fé no Universo”. Rhonda chama de Mural de Visualizações e ensina como fazê-lo, “você pode dar asas à imaginação com um Mural, acrescentando a ele imagens de todas as coisas que quer, imagens de como deseja que a sua vida seja. Não esqueça de colocar o Mural de Visualizações num lugar em que você possa vê-lo todos os dias”.

O meu painel de 2016 foi feito da forma jurássica: revistas velhas e a técnica do recorte e cole.

 

O meu Mural ficou tão grande, e por esse motivo foi para debaixo da cama, sendo assim, esquecido para ser visto todos os dias. Mas este ano será diferente. Vou testar o formato digital e quando eu estiver elaborando o meu Mural, vou compartilhar no blog!

No campo viagem do meu board eu coloquei as viagens que eu quero fazer daqui para frente – alguns lugares eu já conheço, outros não – e para provar que a técnica funciona, conto aqui para vocês que realizei a minha primeira viagem para a Disney em janeiro deste ano! Eu sou muito ponderada no que diz respeito a postar fotos minhas e da minha família, mas vou ver se coloco uma da Disney lá no meu Insta!

viagens que eu quero fazer

 

Uma coisa interessante aconteceu no fim da viagem, quando eu estava a caminho do aeroporto de Orlando. Meu marido começou a conversar com o taxista. Um dos assuntos? Meu trabalho, sonhos e expectativas. Até que o taxista virou para mim e perguntou: e aí, você já fez o seu Dream Board?”.

 

Agora eu pergunto: vambora fazer o nosso Dream Board de 2017?

 

É isso! Beijo!

 

 

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