Como comprar roupa sem se arrepender? tenha um Checklist!

Um dia desses eu estava arrumando o meu guarda roupa, e é claro que ao fazer isso a gente encontra várias peças que nunca foram usadas. Por quê, meu Deus do Céu? Aquela sensação de dinheiro perdido é terrível! Foi assim que comecei a pensar na resposta da seguinte pergunta:

Como comprar roupa sem arrependimento?

Peguei o blazer da Zara que eu comprei e nunca consegui usar no meu dia a dia e olhei para ele. Aparentemente não há nenhum problema: a modelagem é ótima, o tamanho está correto e a cor faz parte da minha cartela. É uma peça básica, que sempre entra na lista do “must have” de várias matérias sobre moda. Percebi que somente estas características não seriam suficientes para fazer ele sair do armário.

Fui investigar mais um pouco e descobri que faltava responder uma pergunta importante. Esta peça de roupa faz parte do meu estilo?

Descobrir o seu próprio estilo não é mamão com açúcar. Sei disso pois no curso de Consultoria de Imagem que eu fiz, várias alunas ficaram na dúvida quando tentaram se encaixar em um dos sete estilos universais apresentados na aula.

Aquela peça da Zara reunia muitas características do estilo clássico – blazer, cor marinho, modelagem tradicional – que definitivamente não é o meu! Como uma Casual Esportiva, prezo pelo conforto, e ao vesti-lo eu me sentia presa e sem movimentos! Se fosse de uma outra cor ou com uma modelagem mais moderna e menos estruturada, acredito que eu o usaria.

 

Cheguei a conclusão de que, para comprar a roupa perfeita, era preciso preencher alguns requisitos, tipo um checklist:

 

 

Vamos fazer juntas um exercício? Peguei o Trench Coat, um item considerado básico e que faz parte da minha lista de desejos. Faz parte da sua?

 

Agora, vamos analisar as características dele:

 

Abaixo, como eu marcaria o meu checklist:

 

De 9 requisitos, este Trench Coat da foto preencheu a maioria, não todos. Ou seja, sei que no final das contas, eu não ficaria totalmente satisfeita se tivesse comprado! Precisa do sim como resposta para todas as perguntas? Para mim, sim!

“Nossa, mas é muita pergunta!”. Pois é, para quem está procurando ser mais feliz com o próprio armário e descobrir/ construir seu estilo, dá trabalho!

 

O Trench Coat é um item que simboliza o clássico/ tradicional, então tenho que desistir dele, já que não faz parte do meu estilo? Não!

A seguir você verá que, mudando a cor, tecido ou modelagem, o estilo também muda!

 

1.Clássico Puro

  • cor neutra e discreta
  • caimento reto, não revelador
  • modelagem tradicional

 

2. Clássico + Elementos do Elegante

  • caimento impecável
  • comprimento longo, 7/8
  • tom sobre tom

 

3.Clássico + Elementos do Esportivo

  • jeans
  • tendência Militar

 

4.Clássico + Elementos do Romântico

  • cor suave, cor pastel
  • tecidos como: renda ou tule

 

5.Clássico + Elementos do Sensual

  • cor vermelha
  • modelagem ajustada
  • animal print

 

6.Clássico + Elementos do Moderno

  • look impactante
  • estampa geométrica
  • muito uso do branco e preto, do contraste

 

7.Clássico + Elementos do Criativo

  • uso livre das cores
  • mix de estampas

 

Achou que só existia aquele básicão – clássico – bege lá de cima, não é?

 

Não é porque “estou louca para ter um trench coat” que vou sair por aí e comprar o primeiro que eu encontrar pela frente. “Nossa, se for liquidação ainda…”. Pára! Sei que o preço é um item que pesa na hora de decidir uma compra, mas muitas vezes o barato sai caro!

Você viu que tem uma lista enorme para se perguntar antes! Como eu já disse, é “modo piloto automático off ” para “sei o que estou fazendo on”. Uma hora vai aparecer aquele que preenche todos os requisitos, tipo namorado perfeito hahahaha.

É um processo de autoconhecimento: saber o que gosta (ou não gosta) em relação a cores, estampas e tecidos.

Também é um processo de aprendizado: descobrir o que fica bem no próprio corpo em relação a proporção, decotes e comprimentos.

 

Estou aqui para te ajudar. Espero que tenha gostado! Beijo!

 

 

6 comentários

  1. Nossaaaaa! Ameeeeei esse post!!!! Faz mais essa comparação de peças chaves de um estilo específico com exemplos que tendem pra cada estilo!!!! Percebi que preciso demais entender isso!

    • Oi Paola! Adorei saber que você amou este post! Sugestão anotada! Obrigada pelo seu comentário, só assim para saber o que as leitoras gostam! Um beijo!

  2. Oiê !
    Achei você por acaso, estou adorando? seu trabalho, que dicas, que aprendizado, Parabéns !??
    Já naveguei pelas outras reportagem é só tem coisa boaaaaaaaa !
    Continue postando, para nós !☺️
    Obrigadaaaaa !???

  3. Ótimo POST. Compro roupas sempre pensando nos locais e ocasiões onde poderei usá-las. E se a peça não se adequa por mais bonita que seja prefiro não comprá-la.

    • Obrigada! Eu sempre acho que se a pessoa ler esse post, ela vai querer me matar, chegar a conclusão que se for dar check, vai se frustrar e não vai comprar nada :)! Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *