O que é coloração pessoal? Para responder essa pergunta, ninguém melhor que a papisa especialista em cores Luciana Ulrich, que aliás, foi a minha professora neste assunto.
Luciana, à frente da Studio Immagine, empresa especializada em consultoria de imagem pessoal e corporativa com foco em
coloração pessoal, especializou-se em Análise de Cores com Ilana Berenholc e formou-se também pelo Image Resource Center of New York, tornando-se uma profissional referência por todo o Brasil.
No livro “Vocações, Novos Mercados” de Carla Siqueira, Luciana responde esta e outras perguntas.
Veja abaixo trechos da entrevista:
Como você se tornou consultora de imagem?
Eu tinha uma loja de roupas no Paraná com minha mãe e minha irmã. Na verdade, eu atuava aqui em São Paulo, fazendo as compras para a loja e comecei a perceber que precisava entender melhor sobre aquilo que poderia ficar bem e agradar às nossas clientes.
Quando fui fazer o curso de consultoria de imagem, achava que se tratava de enviar as pessoas a se vestir: avaliar o tipo físico, sua coloração, etc. Mas, á medida que fui estudando, vi que era algo mais profundo, de construção de uma marca pessoal e das formas de comunicar essa individualidade.
Como funciona a análise da coloração pessoal?
No trabalho de consultoria de imagem, há toda uma avaliação do tipo físico e de outros elementos que compõem o visual da pessoa. O consultor vai analisar aquilo que favorece a pessoa, no sentido de transmitir a imagem que ela deseja. As cores são aí um elemento fundamental, pois comunicam mensagens. Então, fazemos um teste de cor, para vermos que tons harmonizam melhor com o cliente. Isso vai indicar as melhores cores de roupas, de acessórios, de maquiagem e de tintura de cabelo, por exemplo. O estudo da coloração pessoal é um campo bastante teórico da consultoria de imagem e eu acabei me apaixonando e me especializando nele.
O mercado de consultoria de imagem no Brasil tem espaço para esse trabalho mais especializado?
Sim, acho que já estamos em um momento que permite essa especialização. Hoje em dia, por exemplo, Rachel Jordan e eu podemos atender juntas à demanda de uma empresa. Rachel trata da parte do dress code e de comportamento, enquanto eu vou falar de coloração, dentro desse universo corporativo. É importante que o profissional de consultoria de imagem explore as possibilidades dessa profissão. Tem muita gente que investe apenas no personal stylist, no personal shopper e na montagem de looks. Isso sim pode gerar uma saturação de looks. Eu dou cursos de consultoria de imagem e muitas vezes noto que, de uma turma de vinte pessoas, só duas permanecem na profissão. Mas há muitas possibilidades a serem exploradas!
Como escolher um curso de consultoria de imagem?
O mercado de cursos tem crescido bastante, não só em São Paulo, como também em outras cidades, e eu sinto que as pessoas têm muitas dúvidas na hora de escolher um curso que tenha o perfil e que atenda às suas necessidades. Vale lembrar que nem todo mundo busca o curso para se tornar um consultor de imagem. Por exemplo, tem profissionais de moda ou beleza que buscam curso de consultoria de imagem para entender melhor o universo do cliente e poder oferecer um serviço melhor. A primeira coisa, ao escolher um curso, é conhecer a instituição. Hoje há cursos presenciais e cursos a distância. É importante verificar a reputação dessa instituição e há quanto tempo ela está no mercado. Convém, também, conversar com pessoas que fizeram o curso e saber a opinião delas. E, atenção, pois nem sempre o curso mais caro é o melhor. É importante, ainda, pesquisar informações sobre o professor que dará o curso. É fundamental verificar se o docente tem prática de consultoria de imagem, há quanto tempo está no mercado, qual a formação dele, em qual área ele atua (corporativo ou pessoal) etc. E, finalmente, é importante verificar qual será o conteúdo do curso.
No livro você encontrará mais entrevistas de profissionais da consultoria de imagem, e de outras profissões também, como tatuador, blogueiro e youtuber.
Eu me encantei pela Coloração Pessoal, e neste blog eu ajudo você a saber um pouco mais sobre isso, tento te ajudar a descobrir quais são as suas melhores cores.
Conhecer suas cores é o primeiro passo para se vestir com confiança!
Beijos e até o próximo post!