os primeiros passos para descobrir o seu tom de pele

Você gostaria de dar os primeiros passos para descobrir o seu tom de pele? Então vem comigo!

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a cor para entender o tom de pele e suas cores. Ou pelo menos tentar entender, pois confesso que muitas vezes minha cabeça fica fritando.

PRIMEIRO PASSO: COR

Por mais que eu lesse livros sobre o assunto, somente dessa maneira que eu pude entender a teoria da cor: imaginar que a cor é um amigo meu. Vou chamar este meu – ou seria melhor, nosso? – mais novo amigo, de Matiaz, com “z” mesmo, o nosso querido Mz.

Um amigo não, na verdade, seis best friends: Matiaz Ciano, Matiaz Magenta, Matiaz Amarelo, Matiaz Verde, Matiaz Azul e Matiaz Vermelho. Tudo Matiaz, afinal, o nome estava na moda quando eles nasceram, como os Enzos e Valentinas de hoje em dia. 

SEGUNDO PASSO: CARACTERÍSTICAS DA COR

Cada amigo tem a sua própria personalidade e características que podem variar em temperatura, profundidade e intensidade

Para exemplificar, vou escolher o nosso amigo Mz Vermelho.

Temperatura

Uma variação entre ser um Matiaz quente e fogoso ou um Matiaz frio e gelado. Sem julgamento, eu tô falando de cor!

A adição da cor amarela torna a cor mais quente. Em contrapartida, quanto menos amarelo, a cor se torna fria.

O ponto de equílibrio é chamado de neutro.

No caso do Mz Vermelho, ele é 100% amarelo, ou seja, uma cor considerada quente.

Profundidade

Uma variação entre ser raso e profundo, como o oceano, ou como um amigo que a gente conhece na vida real hihihi. No mundo do tom de pele e da coloração pessoal, é comum ser chamada de cor clara ou escura.

A adição do branco em uma cor nos leva a versão clara.

A adição do preto em uma cor nos leva a versão escura.

Eu também gosto de pensar que estou adicionando o branco do leite para clarear, ou o café preto para escurecer uma cor.

Mz Vermelho não tem adição de branco, nem de preto, posso então, considerá-lo um tom médio e puro. Como assim, puro? Você verá no próximo tópico.

Intensidade

É sobre intensidade e brilho. Uma variação entre ser intenso ligado nos 220 volts ou apático 0 volt. Um céu nublado ou brilhante.

Com a adição de cinza, a cor vai se tornando cada vez mais opaca. Sem a adição do cinza, a cor é intensa e brilhante. E quanto mais brilhante, mais pura é a cor.

TERCEIRO PASSO: TOM DE PELE É COR

Agora sobre Tom de Pele

Quando falamos sobre cor, descobrimos então que 3 características formam a personalidade do nosso amigo:

1. Temperatura: quente ou fria, com o neutro como ponto de equilíbrio.

2. Profundidade: clara ou escura, e chamarei de médio o ponto de equilíbrio.

3. Intensidade: opaco ou brilhante.

O tom de pele que tem como principal característica a temperatura, é conhecido como tom de pele quente ou frio.

Por outro lado, o tom de pele que tem como principal destaque a profundidade ou intensidade, é conhecido como tom de pele neutro.

Agora sobre Tom de Pele + Roupa + Maquiagem

Eu fiz um curso chamado análise de coloração pessoal. Este curso é baseado em uma teoria de que o tom de pele pode ser dividido em 4 categorias e 12 subcategorias. E cada categoria tem uma paleta de cor adequada para seu tom de pele, um match perfeito, ou como diria os Paralamas do Sucesso, um romance ideal.

Eu vou compartilhar mais sobre minhas descobertas sobre tom de pele aqui, na minha e-carta semanal. Nela, você acompanhará todos os meus segredos, ou quase todos hihihi.

Além dos segredos revelados, eu quero te ajudar a descobrir por conta própria o seu tom de pele através de um jeito único que estou desenvolvendo especialmente para você. Afinal, neste quesito não dá para ser gueixa, é preciso ser muito ninja para perceber as nuances de cor. Portanto, corre lá e assine para receber a minha e-carta.

TOM DE PELE FRIO

A pele considerada fria é aquela que tem uma quantidade menor de amarelo na formação do seu tom. Quanto menos amarelo, mais rosada ela fica.

Você possui tom de pele frio?

TOM DE PELE QUENTE

A pele considerada quente é aquela que tem uma grande quantidade de amarelo na formação do seu tom. 

Você possui tom de pele quente?

Precisamos falar sobre a pele oliva.

A pele oliva é a nossa grande pegadinha, brincalhona e levada. Ela possui uma quantidade de amarelo tão grande, quase chegando aos tons esverdeados.

Mas em contraste com a pele quente que combina com cores quentes, a pele oliva combina com os tons frio, ou seja, a pele oliva possui tom quente, mas combina com as paletas frias da análise de cor pessoal.

Eu descobri que existe uma classificação chamada Fitzgerald que cita a pele oliva como sendo mais comum na região do Mediterrâneo (sul da Europa, América Latina, norte da África e Oriente Médio), com tons de pele similares em regiões da Ásia (Índia, Paquistão, sul da China, Filipinas, Tailândia, Nepal…). 

Nesse sentido, posso chegar a conclusão de que pessoas descendentes destes países tem uma grande probabilidade de ter a pele oliva, não é mesmo?

TOM DE PELE NEUTRO

A pele neutra é aquela que, ser fria ou quente não é a sua principal característica. Neste quesito ela é neutra hihihi. Neutra, mas que pode pender para um lado ou outro. Olha o gráfico de novo!

A pele neutra tem como principal característica ser clara, escura, opaca ou brilhante. Ser quente ou fria é uma subcategoria.

Conseguiu dar os primeiros passos para descobrir o seu tom de pele? Você saberia me responder se o seu tom é quente, frio ou neutro?

CONCLUSÃO

Neste post, eu dei algumas pistas. Mas se você, assim como eu, adora procurar respostas para as suas dúvidas, se considera uma “detetivona” e quer saber mais sobre o tom de pele, assine minha e-carta “estilo para curiosas”. É por lá que vou compartilhar com minhas queridas leitoras os meus estudos mais detalhados sobre este tema! Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *