Eu recebi um e-mail da Paula Abreu com título “os últimos 100 dias”, uma mensagem sobre recomeços e eu pensei… “Caraca!” – sim, eu falo gírias cariocas sem ser carioca, afinal, são mais de 15 anos morando nesta terrinha – “será que já está na hora de pensar sobre os meus desejos e planos e fazer o mapa dos sonhos para o ano novo?”.
Com um sentimento de fracasso e a sensação de que não fiz muita coisa no decorrer deste ano, fui checar os meus papéis de desejos e planos para 2024… Para a minha surpresa, dos cinco projetos que me propus a fazer, três deles eu consegui realizar!
Compartilhei os três projetos na minha e-carta “Estilo para Curiosas”, no Substack, um ambiente mais íntimo e seguro para ser eu mesma, ir além do superficial e oferecer, ou tentar, pelo menos, o que há de melhor na minha pesquisa sobre cor, estilo, tom de pele e autoconhecimento.
Este post é um trecho de uma e-carta do “Estilo para Curiosas”.
Nem sempre foi assim.
Eu não sei ao certo em qual ano comecei a organizar melhor as minhas “resoluções de ano novo”. Acredito que foram quase dez anos colocando alguns dos sonhos no papel e falhando miseravelmente em realizar grande parte deles, nos + de dois terços deste tempo, até encontrar um formato que funcionou para mim.
O formato? Ironicamente, em planilhas, eu, uma pessoa de humanas.
Um formato que foi se lapidando a cada ano que passou, e, modéstia à parte, estou satisfeita com o progresso que fiz, ou melhor, tenho feito (já que é progresso, ou seja, contínuo) ao longo dos últimos dois anos, especificamente.
Eu escrevo e anoto muita coisa à mão, mas depois, gosto de digitar no computador para organizar e imprimir.
Compartilharei com você como é o início do meu processo de criação do meu mapa dos sonhos.
O primeiro passo: fazer uma lista
A inspiração do primeiro passo para conseguir realizar meus sonhos, veio do livro “Se a vida é um jogo, aqui estão as regras”, de Allan & Barbara Pease.
O livro não fez parte da lista dos mais vendidos e pode ser considerado, por muitos, um livro raso ou chimfrim, mas uma coisa eu aprendi com ele: sobre coragem.
TRECHOS DO LIVRO “SE A VIDA É UM JOGO, AQUI ESTÃO AS REGRAS”, DE ALLAN & BARBARA PEASE
COMO DECIDIR O QUE VOCÊ QUER
O ponto de partida é escrever tudo o que acha que talvez queira fazer ou conquistar, por mais trivial que pareça aos outros. Inclua na lista os sonhos que teve na infância e que ainda tenham alguma importância. Registre também qualquer ideia que viu ou ouviu e que reverberou dentro de você. Tente listar pelo menos 10 a 20 itens e inclua tudo o que já lhe pareceu atraente. E quero dizer tudo.
DECIDA O QUE E NÃO O COMO
O primeiro princípio, o mais importante para cumprir qualquer meta, é decidir o que você acha que quer. Não pense em como conseguir.
Caso se concentre em como algo poderia ser feito, você se sentirá desestimulado, porque neste momento não sabe como fazer ou não tem as habilidades necessárias
A parte mais interessante para mim, foram os exemplos – eu sou uma pessoa que precisa de exemplos para entender algum contexto – que os autores apresentaram. Se eles tiveram a coragem de compartilhar com seus leitores a sua lista pessoal, sem medo de ter suas metas julgadas como bobagens, ridículas ou impossíveis, quem sou eu na fila do pão? Como não ter coragem de assumir para mim mesma, os meus sonhos e desejos mais secretos?
Os autores listaram mais de 20 metas, colocarei algumas delas aqui:
- Correr uma maratona
- Morar na praia
- Pular de paraquedas
- Ser um palestrante famoso
- Ser hipnotizador
- Representar a Austrália no basquete
- Frequentar uma academia
- Tocar guitarra em um grupo de rock
- Morar num castelo
- Ter o próprio negócio
- Cuidar melhor da saúde
- Aprender a sapatear
- Aprender a cantar de forma afinada
- Aprender a tocar piano
- Aprender a falar francês
Sobre as listas, eles explicam “são amplas e variadas e incluem coisas que pareciam só interessantes na época. Mas, juntos ou individualmente, começamos e realizamos mais de 90%… algumas em nível internacional… algumas em nível local; outras tiveram apenas importância pessoal. E em algumas fomos um verdadeiro lixo: Barbara não quer mais tocar piano e eu não pretendo mais sapatear. Há metas que ainda não foram atingidas e outras que foram abandonadas, porque, depois que começamos, descobrimos que não gostávamos delas tanto assim“.
E aí? Pronta para fazer a sua lista?
“E se eu estiver em uma fase da vida incapaz de sonhar?”, você pode se perguntar.
Eu entendo você. Eu já estive assim, quando meu pai morreu. Na época, contei sobre a minha tristeza para uma amiga próxima, que me indicou a homeopatia. E por minha conta, fui em busca de psicóloga para iniciar uma terapia. É um passo de cada vez, e respeitar o seu próprio tempo.
Eu li por aí, e concordo, que o foco principal para uma vida plena é: qualidade do sono + alimentação saudável + atividade física. Uma tríade simples e, ao mesmo tempo, complexa e difícil de aplicar.
Escrever os nossos desejos em algum lugar ainda está longe de realizá-los, mas é o primeiro passo.
Ahhh… Como eu gostaria de criar um método que ajude as pessoas a se livrarem das sensações de impotência, fracasso e angústia que dá ao olhar metas e resoluções de ano novo não cumpridas e proporcionar sentimentos de satisfação, orgulho e a vontade de sonhar…
Ta aí! Será que surgiu o meu primeiro objetivo para o ano que vem: criar um método que ajude as pessoas a sonhar e realizar grande parte de seus sonhos?
Para começar com o pé direito, aprimorei o formato da ferramenta e troquei o Excel (adeus planilha!) para o Canva (olá design bonito!), porque aqui é… sem querer me colocar em um rótulo e já me colocando… ou será um resgate de identidade? Enfim… Eu sou humanas, pô! Uma de “humanas” que não aceita ser colocada em quadrados e rótulos pois também sabe planejar e fazer conta!
Se você quer começar a sua lista de desejos em um planner com design bonito, o mesmo que fiz para mim, saiba que dia 20/12/2024 enviarei gratuitamente por e-mail, em formato PDF, para as inscritas da minha newsletter “Estilo para Curiosas”.
Não é inscrita ainda? Então se inscreva aqui para receber no dia 20/12 o meu planner!
No fim do dia 20, confira a sua caixa de e-mail, inclusive a caixa de spam. Para enviar as primeiras páginas do planner para as minhas leitoras, eu usarei o endereço eletrônico: denise@demaisestilo.com.br.
Não é o e-mail ideal, pois ele costuma ir para no lixo eletrônico de quem recebe, mas como sou especialista para garantir que os e-mails que eu envio cheguem na caixa de e-mail principal e sou um negócio de uma mulher só, é que temos para hoje!
Nas próximas e-cartas – por isso, inscreva-se! – falarei mais sobre como eu organizei melhor as minhas “resoluções de ano novo” para que eu efetivamente conseguisse colocar em prática e ficar satisfeita com o meu progresso.
Um beijo e até +,
Denise