Descubra suas cores: método fácil e intuitivo + uma dica de ouro!

Meninas, eu voltei… Agora para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar (será? Na boa, prometo nada não gente mas vou tentar!)… Para falar do assunto que mais engaja as pessoas no meu Pinterest… Descubra suas cores!

Sim, eu sei que é complexo descobrir as cores que mais combinam com você, eu quase fiquei maluca – sagitariana exagerada – estudando sobre este tema que não tem fim e com a sensação de chegar a lugar nenhum. Se foi difícil para mim, profissional de moda, imagina para quem não é da área! Por isso mesmo pensei que deveria ter um outro jeito de aprender e ensinar, mais fácil e sem ficar presa na teoria. A minha memória é péssima para dados e a teoria (e minha preocupação com certezas) estava bloqueando o meu avanço e consequentemente o meu compartilhamento de conteúdo para vocês.

A Apple e sua plataforma é totalmente intuitiva, sendo o motivo de tanto sucesso, então, por que não? Vamos confiar na nossa intuição!

Para você iniciar neste processo de descobrir suas melhores cores, minha sugestão é você testar, tirar fotos e observar! “Ai, mas eu não gosto de me ver nas fotos”. Eu sei que tem muita gente que não gosta mesmo, pois começa a procurar os “defeitos”, já que somos bombardeadas pela mídia pelo dito padrão de beleza, que na verdade não deveria existir, existe sim mulheres reais de todas as idades, cores e tamanhos.

Mas que tal você imaginar que é uma fotógrafa, diretora de arte ou produtora de moda, uma profissional criativa que vai analisar imagens e cores e não é uma cirurgiã plástica que vai focar em olheiras, manchas no rosto e rugas (sim, eu tenho esses três aí). Faz como eu, passa uma maquiagem leve e vamos!

ESCOLHA UMA COR E EXPLORE AS DIFERENTES TONALIDADES

Na foto acima, a comparação que foi mais eficiente! Escolhi uma cor, aqui o azul, e testei três tonalidades diferentes.: azul claro, azul médio turquesa e azul royal intenso. Quando eu terminei a montagem, pensei “uau!”. De cara achei que um deles ficou muito melhor em mim. Se tivesse que escolher uma cor para, por exemplo, um vestido de madrinha de casamento, qual seria? Eu escolheria o azul royal, terceira foto!

Abaixo eu fiz outros testes, com as cores que eu tinha em casa.

DICA DE OURO: como ninguém vai ter uma profusão de tecidos e roupas nas mais variadas tonalidades para sair aí experimentando e fotografando, uma saída barata que eu encontrei e funcionou muito bem foi usar papel de seda, que pode ser comprado – não agora na pandemia – em qualquer papelaria.

PRATEADO X DOURADO

Na análise de coloração pessoal – já falei sobre ela aqui e aqui – os tons de pele são classificados em: frio, quente e neutro. Se você pesquisar na internet sobre o assunto, vai descobrir um teste simples e rápido, que é experimentar a cor prata e a dourada. Tom frio fica melhor com prateado, tom quente com dourado e o tom neutro com ambos. O tom da minha pele é neutro.

BRANCO X PRETO

Branco e preto são as cores mais populares, por isso fiz questão de colocar aqui! Não serviu para fazer comparativo de melhor ou pior – a melhor forma, como eu disse lá em cima é escolher uma cor em tonalidades diferentes e fazer a montagem, uma foto ao lado da outra. Para a montagem eu uso o aplicativo Fotor.

Para quem se interessa pela teoria, estas duas cores estão indicadas para aquelas que fazem parte do grupo chamado Inverno – eu faço parte – na coloração pessoal. Eu já escrevi um post falando que a cor preta combina com apenas 30% das pessoas. Vai lá conferir, está interessante!

TOM FRIO X TOM QUENTE (ou não)

Na foto acima, eu quis usar um tom frio e um quente. Acontece que o que eu achei que era amarelo, na verdade se mostrou um verde limão – olha aí a complexidade das cores e suas infindáveis variações – e este tom fica bem em mim. Mas fiz um comparativo tom frio x tom quente com um amarelo raiz, em outro post. Dê uma olhada aqui!

Bom, por hoje é só, espero que tenha gostado! Um beijo!

2 comentários

  1. Já pensei em fazer uma consultoria para saber as minhas cores porém tenho medo que tirem os meus amados azul, laranja e amarelo. Já fiz alguns testes de app e os meus resultados oscilaram entre o outono e inverno profundos. Sou negra com o fundo de pele amarelado, olhos e cabelos castanhos escuros e considero meio difícil achar um resultado satisfatório.

    • Como você é profundo, como eu – eu sou inverno profundo – vou te dizer que a característica do profundo é ser neutro, então super normal você amar os laranjas, amarelos e azuis, voce pode ser neutro quente ou neutro frio. Pode ser que você seja inverno profundo mas que pode usar algumas cores da primavera brilhante, ou ser outono profundo e usar algumas cores do inverno brilhante. O melhor mesmo é esse exercício que você já faz de auto observação – parabéns, viu! – não há ninguém melhor que a gente mesma para descobrir o que nos cai bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *